sábado, 8 de maio de 2010

Um Fiat 500 bem diferente


Há rumores sobre o possível lançamento de uma versão elétrica do simpático Cinquecento. Mas, enquanto a Fiat não confirma (nem nega) nada, uma preparadora de carros da se antecipou e apresentou o projeto Atomik 500.

A ideia da Atomik Cars é criar uma versão apimentada da base já existente do Fiat 500 Abarth (que já é uma versão apimentada do Fiat 500 normal). O motor elétrico do carrinho passaria a ter 300 cv de potência (fazendo de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos) e seria movido por baterias do tipo LiFePO4.
Essas células de energia seriam mais baratas, menos tóxicas e com maior autonomia que as células de íons-de-lítio usadas atualmente. Um dos motivos é que as LiFePO4 usam ferro, um material muito mais barato e fácil de encontrar.
Outra novidade proposta pelo Atomik 500 é um sistema de aquecimento do cockpit que usa peças de cerâmica, sendo mais econômico que um aquecedor tradicional.
O projeto deve ser concluído no primeiro semestre do ano que vem. A julgar pelo site da fabricante, que ainda está com a indefectível frase de ‘em construção’, ainda há muito trabalho pela frente. Mas que a ideia é legal, é. Não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário