sábado, 8 de maio de 2010
Conceito da BMW vem com motor elétrico e design espacial
O novo conceito elétrico da BMW vive um paradoxo existencial. Pode ser o carro mais silencioso de toda a praça, mas nunca conseguirá – e dizemos isso com cega certeza – passar despercebido. A NASA, talvez, esteja se remoendo em inveja.
BMW Vision EfficientDynamics, percebam por suas formas, é uma peça quase espacial. Não levanta vôo em condições normais de tempo e temperatura, porém, sua aerodinâmica futurista, de uma nave sobre rodas, se estende a um conjunto nada discreto de luzes na parte dianteira, na traseira e na lateral.
Parece ser mais um daqueles projetos que nunca sairão dos papéis e das telas – de certo, caberia bem num filme passado em 2020 -, mas vai além disso, pois o novo carro da montadora alemã tem algumas peculiaridades que podem ser aplicadas a automóveis de linha de produção da marca, sim. O conjunto de motores, por exemplo, surge como uma solução equilibrada para manter a alta potência de um carro de luxo e reduzir as impurezas do ambiente.
A máquina é dita como ecológica, logo, funciona apenas eletricamente. Mas também possui a opção de usar um motor a diesel ao mesmo tempo em que o elétrico está rodando, e neste modo, segundo a BMW, pode garantir uma velocidade máxima de 250 quilômetros por hora, além de uma aceleração que chega do 0 aos 100 quilômetros em apenas 4,8 segundos, com 356 cavalos.
Quanto ao consumo de energia, por carga, ainda de acordo com os dados passados pela própria empresa, o Vision EfficientDynamics aguenta 50 quilômetros estritamente no modo elétrico. No modo “misto”, as emissões de CO2 chegam a 99 gramas por quilômetro rodado; índice inferior ao que é determinado pelas leis européias.
Pode-se dizer que o BMW Vision pensa tanto no futuro que aposta até no controle de natalidade: há apenas quatro lugares, dois separados na frente e dois juntos atrás.
Todo o conceito, cada detalhezinho, como as portas verticais, é trabalho de engenheiros da equipe de Fórmula 1 da BMW – os mesmos que estão prestes a recolher os parafusos da competição para se dedicar aos modelos sustentáveis.
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